Musculação é essencial

Quer correr bem, prevenir lesões e ter mais confiança? Fortaleça seus músculos!

Redação - Publicado em 04/04/2017, às 13h38

Fortalecer a musculatura não é "só" importante: é essencial para o corredor de rua - Divulgação Under Armour

Fortalecer a musculatura não é "só" importante: é essencial para o corredor de rua

Divulgação Under Armour

Todo mundo que corre adora fazer musculação, certo?

Se você leu essa pergunta e entortou o nariz, pode ficar tranquilo. A boa notícia é que você não é nenhum extraterrestre. Muitos corredores simplesmente não gostam de ir à academia ou praticar pilates, trabalho funcional e outros tipos de atividade que servem para fortalecer a musculatura.

Em resumo, você não está sozinho nessa. Só que é aí que vem a má notícia: mesmo não gostando, se você quer correr bem, fortalecer é essencial. Quem explica é Fabio Ornelas, treinador da RACE Consultoria Esportiva, parceira da Under Armour. “Como toda máquina, o corpo também necessita de manutenção. Portanto, para quem pretende correr, principalmente longas distâncias, é importante que a musculatura esteja bem preparada para receber os estímulos.”

Outra dúvida de quem corre e sabe que precisa fazer fortalecimento é quantas vezes por semana a “tortura” é necessária. De acordo com Fabio, o ideal é não fazer as duas atividades – corrida e musculação – no mesmo dia. “É melhor dar preferência para dias alternados. Se você corre às terças, quintas e sábados, por exemplo, faça a musculação duas ou três vezes na semana em dias que não sejam esses. No caso, poderia ser às segundas, quartas e sextas, por exemplo.”

Caso você realmente não consiga encarar a musculação de jeito nenhum, Fabio sugere o pilates e o trabalho funcional como alternativas ou, pelo menos, como complementos. As duas atividades também trazem excelentes resultados para quem pratica a corrida de rua, principalmente na prevenção de lesões e na confiança de saber que dá para forçar um pouco mais porque o corpo está preparado para isso.