Saiba o que praticar

Corrida de rua e outros esportes: quais combinam e com quais é preciso tomar cuidado

Redação - Publicado em 28/03/2017, às 11h40

Existem atividades que podem causar contusões e atrapalhar seus objetivos na corrida - Divulgação Under Armour

Existem atividades que podem causar contusões e atrapalhar seus objetivos na corrida

Divulgação Under Armour

De alguns anos para cá, a corrida de rua ganhou força e tomou seu lugar entre os esportes mais praticados pelos brasileiros. Muita gente vê no esporte uma maneira de se exercitar de forma saudável, sem precisar gastar tanto e sem necessitar de companheiros para a prática, como é o caso de um esporte coletivo, por exemplo.

Só que é bom lembrar que boa parte destes atletas, ou postulantes a atletas, não teve a corrida como primeiro esporte. A maioria já praticava outras formas de atividade física, seja na época da escola ou da faculdade, seja com os amigos do trabalho ou com algum outro grupo qualquer.

Dessa forma, a corrida acabou se encaixando na vida das pessoas como um complemento, que, para muitos, tornou-se o esporte principal. O que muita gente não se dá conta, no entanto, é que há esportes extremamente benéficos de serem praticados junto com a corrida, mas também existem aqueles que atrapalham e podem, inclusive, trazer contusões graves que vão impedir o corredor de fazer o que mais gosta.

Segundo Fabio Ornelas, treinador da RACE Consultoria Esportiva, parceira da Under Armour, quem quer focar na corrida de rua mas também gosta de praticar outras modalidades, precisa considerar essas atividades na sua periodização semanal. “Futebol, basquete, tênis, esportes de muito contato, com grande quantidade de choques e movimentos muito bruscos aumentam as chances de contusões, às vezes muito graves.”

Fabio faz questão de deixar claro que ninguém está proibido de fazer outros esportes só porque pratica corrida de rua, mas alguns são mais recomendáveis, inclusive porque ajudam no condicionamento e na prática da própria corrida. “Esportes como ciclismo, natação e deep running não têm impacto, dão ao corredor um fortalecimento importante e, como consequência a curto prazo, melhoram a performance na corrida.”

Vale lembrar que qualquer tipo de esporte é benéfico para a saúde e sair de casa para a prática de qualquer um, se mexer de um modo geral, é melhor do que ficar sentado no sofá. Contudo, é sempre bom saber qual combina com qual para que uma contusão não apareça e acabe obrigando o atleta a ficar naquele mesmo sofá do qual ele tenta fugir de qualquer jeito, certo?